Desabafo

O que é, para ti, a Realidade?

Questiono-me cada vez mais se ela existe, sequer. Como podemos falar de uma realidade objetiva e absoluta, quando cada pessoa é livre de a interpretar como bem entender? Cada um de nós vê o mundo à sua volta pela ótica da sua própria consciência, da sua narrativa interna. Cada vida é uma história. E se as nossas histórias são tão diferentes, como é que se pode argumentar que existe uma só realidade comum a todos?

Talvez exista, talvez não. Sinceramente já nem me interessa. O que eu queria mesmo saber é onde é que acaba a nossa consciência e começa essa suposta realidade objetiva. Extrapolamos tanto da nossa narrativa interna para a realidade à nossa volta que efetivamente a alteramos, a contorcemos para encaixar na nossa visão do mundo. Vivemos a nossa realidade, a nossa história. E o cérebro constrói tudo o que vemos, cheiramos e ouvimos, tudo o que experienciamos. Fá-lo com base nos nossos sentidos, é certo; mas mesmo esses são enviados por sinais elétricos que depois são descodificados. É aí que eles passam pelo filtro do ego, que não é mais do que o protagonista da narrativa interna.

Achas que sou louco? Ainda estou só a aquecer. Toda a gente constrói múltiplas realidades todas as noites, mesmo sem estar realmente consciente disso. Um sonho é uma realidade. É uma experiência tão indistinguível de qualquer outra que, quando sonhamos, estamos convencidos que estamos acordados. Mas estamos a dormir, certo? O que significa que não há qualquer input sensorial. Ou seja, o nosso cérebro é capaz de criar universos inteiros a partir dos nossos desejos, medos, memórias … enfim, toda a nossa narrativa interna. Achas mesmo que ela deixa de te afetar quando acordas? Que não te está a afetar agora mesmo?

É por isso que projetamos os nossos piores defeitos nos outros. É por isso que os factos que confirmam as nossas crenças nos chamam tanto a atenção, enquanto ignoramos aqueles que as contradizem. É por isso que sonhamos - não só enquanto dormimos mas acordados, também. Todos fazemos isto de forma mais ou menos consciente. Provavelmente a melhor pergunta é: o que é a Consciência?

 

Este é o tipo de merdas sobre as quais eu desabafo, enquanto o Pessoa me passa o Buddha que brilha como um rubi. O fumo fala comigo e eu desabafo contigo. O que é, então, a realidade?

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ninguém Leva a Mal

Esparguete de Chumbo (Parte III)

Interlúdio